Biografia

banner_biografia

Rodrigo D´Acampora, o ‘Daca’, nasceu em Florianópolis (SC) e montou a primeira banda aos 18 anos, ainda na década de 1990. Era o baterista, mas logo percebeu que a sua posição na banda seria outra, os vocais. Fã de Beatles, rock e blues descobriu no canto e na composição uma vocação e trocou a formação em direito pela música, sua grande paixão.

Em 1995 começou a fazer aulas de canto e, em 1996, passou a se apresentar profissionalmente com a banda Capitão Caverna’, percorrendo palcos do estado tocando cover de rock de todas as épocas. Nesse mesmo período foi vocalista da banda de baile ‘Taj Mahal’.

Dois anos depois Rodrigo Daca juntou as primeiras composições e formou ‘Os Jerusos’, grupo que integrou a cena autoral da cidade entre 1998 e 2002. A banda gravou, em 2000, o cassete ‘Festinha… Rock and Roll’, lançado pela Migué Records. E, em 2001, veio o disco ‘Agora Vai!’, trabalho que rendeu convite para participar no ano seguinte do Bananada, um dos festivais de maior prestígio da cena independente brasileira, realizado em Goiânia.  

Paralelo aos ‘Os Jerusos’, Daca lançou ainda o primeiro disco solo, ‘Canções de Amor ao Pé do Ouvido’. O álbum traz violão e guitarras com a influência dos anos 1950 e letras ingênuas inspiradas na Jovem Guarda. O disco foi gravado no AML Estúdio por Alexei Leão, arranjador que morou em Nova York, e que viria a ser o produtor de mais dois trabalhos de Daca, ‘Volume Um’ (coproduzido por Eduardo Xuxu) e ‘Mundo Novo’. 

Em 2003 Rodrigo Daca gravou o single ‘Quem Se Importa’, que mais tarde faria parte do EP ‘Volume Um. A canção também ganhou vídeo em 2007 – o primeiro clipe de Daca – dirigido pelo fotógrafo Antônio Rossa.

Volume Um, lançado em 2007, marca o início de uma nova fase na carreira solo. Os arranjos remetem ao rock feito nos anos 2000, misturando guitarras distorcidas, sopros e delicadas psicodelias às letras de Daca. O trabalho ganhou destaque por ter todas as faixas lançadas em blog para download. O EP também marcou a estreia da atual banda de apoio de Daca, ‘Os Faixa-Preta’.circular_biografia

No ano seguinte, Rodrigo Daca cantou uma das versões do disco ‘Beatles – Indie Version’, coletânea lançada pelo selo brasileiro Discobertas e que celebrou os 40 anos do Álbum Branco, dos Beatles. Em 2009, Daca voltou a gravar pelo mesmo selo Letra & Música, uma homenagem a John Lennon, CD que reuniu grandes nomes da música como Milton Nascimento, Ira!, Rita Lee e Titãs. 

E o ano de 2009 foi dedicado a mais um trabalho solo do artista, ‘Mundo Novo’. Dessa vez todas as músicas ganharam filme assinado pelo diretor Peter Gossweiler e o curta foi escolhido para exibição na mostra de cinema Catavídeo.  A canção ‘Mundo Novo’, que dá nome ao EP, foi apresentada no Femic – Festival da Música Catarinense. 

Em 2013 Daca lançou Ímpar, gravado no Opa Music. A capa ganhou ilustração de Mausé, artista plástico e pai de Daca, falecido em 2011.  A canção ‘Cecília’ teve o maior número de downloads e foi a campeã de views entre os clipes do EP. Além da banda de Daca, as gravações contaram com a participação dos guitarristas Maurício Peixoto (Get Back e Aerocirco), Márzio Lenzi (Lenzi Brothers) e Leo Meira (Old).

Ao longo da carreira Rodrigo Daca participou de projetos de destaque na cena autoral de Santa Catarina: A Gente Vive na Mesma Cidade (2009); Songwriters (2011 e 2014); e a Maratona Cultural (2011 e 2013).

Também foi vocalista de diversas bandas cover, entre elas Heartfakers e Rock It. Entre 2014 e 2015 atuou como locutor, produtor e editor de conteúdo da rádio Itapema FM , do Grupo RBS, onde também escreveu sobre música para o blog Mundo Itapema.

Em 2016 Daca retornou aos palcos e estúdios com o lançamento de um novo trabalho solo, o single ‘Voltas’, gravado no The Handmade Studio, em Florianópolis. A música, composta em 2014, mantém a tradicional melancolia das canções de Daca. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s